6.º Encontro de Tipografia
Universidade de Aveiro, 4 & 5 de Dezembro de 2015
Apresentação
A sexta edição do Encontro de Tipografia (6ET) é um evento promovido e organizado pela delegação portuguesa da Association Typographique Internacionale (ATypI). Esta sexta edição conta com o acolhimento do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA) com o apoio das suas principais unidades de investigação — DigiMedia e ID+.
Em torno do tema geral “Perceção”, pretende-se refletir sobre os fatores que potenciam a funcionalidade da tipografia. Fatores como a legibilidade e eficiência da leitura. Como o apelo emocional através do desenho, do estilo, ou das opções estéticas. Potenciar as funções da tipografia quando utilizada em diferentes meios (analógico, ou digitais), com diferentes funções (leitura, informação, entretenimento), ou até mesmo para diferentes públicos (crianças e jovens leitores, leitores experientes, seniores ou leitores com dificuldades visuais).
A sexta edição tem como objetivo consolidar um dos principais objetivos da conferência: constituir-se como o centro nacional de discussão e de divulgação da tipografia. Para o efeito, mantendo o formato das edições anteriores, conta com a participação de oradores convidados nacionais e internacionais, a par da apresentação das comunicações, projetos e painéis de discussão resultantes da chamada de trabalhos.
Programa da Conferência
Workshops Pré-Conferência
Serão realizados workshops em antecedência ao Encontro. A preparação dos workshops resultou da chamada de propostas. Os workshops têm um custo de inscrição de 20€ (não incluídos no preço da conferência). No final da conferência será emitido um certificado digital de participação para os participantes registados. De seguida apresenta-se o calendário provisório.
Em breve publicamos mais informações e os respetivos detalhes de inscrição.
Quarta-feira, dia 2 de Dezembro
Hora | Local | Sessão |
---|---|---|
10:00 | Laboratório B | Cartaz Aumentado Mário Vairinhos e Nuno Dias (UA) |
Quinta-feira, dia 3 de Dezembro
Hora | Local | Sessão |
---|---|---|
10:00 | Laboratório A | Rogue characters – experimental lettering Paul Hardman (And Paul) |
10:00 | Zona Técnica A | Handle with Care Joana Correia e Natanael Gama (NDISCOVER) |
10:00 | Zona Técnica B | Caligrafia com aparo Cláudio Ferreira (IPCA) |
Programa da Conferência
6ET from Encontro de Tipografia on Vimeo.
Sexta-feira, dia 4 de Dezembro
Hora | Local | Sessão |
---|---|---|
09:00 | Hall do DAO | Receção e inscrições (preface) |
09:45 | Auditório DAO | Abertura do Encontro |
10:00 | Auditório DAO | Sessão A: Comunicações Rolland de Hugo d’Alte: Interpretação contemporânea de um tipo barroco. Teresa Cabral Premissas para o desenvolvimento de uma interpretação de um tipo de letra. Rúben R. Dias La creación tipográfica desde la noción de proyecto. María Pérez Mena Type design for typewriters: Olivetti. María Ramos A preservação da memória gráfica e do conhecimento técnico do passado como fatores de competitividade industrial. Nuno Coelho Impressão no Brasil: de Antonio Isidoro da Fonseca à formação do projeto brasileiro de design editorial. Alexandre Salomon e Guilherme Lima Social Recognition through multilingual typography in public space. Irmi Wachendorff |
11:30 | Sala de CB DAO | Intervalo para café |
12:00 | Auditório DAO | Sessão B: Keynote |
13:00 | — | Intervalo para almoço |
14:30 |
Auditório DAO | Sessão C: Comunicações Os usos da tipografia nos telejornais emitidos em horário nobre pelos canais generalistas televisivos portugueses. Carlos Canelas. A tipografia nos cartazes de Manoel de Oliveira: Circuito de cinema português do século XX. Teresa Coelho e Tiago Navarro-Marques. External Semantic Elements and its Importance in Title Design in Popular Bollywood Film Posters. Mohammad Shahid, Subhajit Chandra e Dharmalingam Udaya Kumar Proposta de framework de guia de estilos para aplicação de tipografia no desenvolvimento web. Joao Arruda New perspectives on a historic idiom: chromatic types in the digital era. Will Hill Revelando conteúdo censurado através da tipografia. Crystian Cruz O tipógrafo como crítico literário. Ana Sabino Busca a Forma - A história de um soneto renascentista que adquire novas formas ao longo do século XX. Nuno Coelho e Carlota Simões. |
16:30 | Sala de CB DAO | Intervalo para café |
17:00 | Auditório DAO | Sessão D: Keynote |
19:00 | Galeria da Livraria | Lançamento do Livro “A letra portuguesa – instrumento para o conhecimento da caligrafia nacional, sua história e autores fundamentais” de Dino dos Santos |
19:30 | Galeria da Livraria e Biblioteca | Exposições “Especímenes tipográficos”, “Almanaque” e “De repente vi um pente..." |
21:00 | Restaurante | Jantar da Conferência* (*O jantar não está incluído no preço de inscrição na conferência. As inscrições para o mesmo serão realizadas no secretariado.) |
Sábado, dia 5 de Dezembro
Hora |
Local | Sessão |
---|---|---|
09:00 | Hall do DAO | Receção |
10:00 | Auditório DAO | Sessão E: Comunicações Tipos sobre trilhos. Álvaro Franca Numbers deception: on Truchet’s 1695 scheme. Oriol Moret Petrarca, ortografía y representación. Enric Tormo Port / Porto — A Tipografia no rótulo, na atualidade. Helena Lobo Kallos graphein bacterium – caligrafia bacteriana. Ana Marta Ferreira |
11:00 | Sala de CB DAO | Intervalo para café |
11:30 | Auditório DAO | Sessão F: Keynote Tim Ahrens & Shoko Mugikura |
13:00 | — | Intervalo para almoço |
14:30 | Auditório DAO | Sessão G: Comunicações Historic Overview; Meta-data of Metal Typefaces. Sumanthri Samarawickrama e Rafeal Saraiva Typeface Anatomy: A method to construct structural formation. Subhajit Chandra, Prasad Bokil e Dharmalingam Udaya Kumar Organizador de tipos de letra. Cátia Costa, João Bicker e David Palma Typography: no misterious ways for mutant/dynamic brands. Sandra Leitão, Catarina Lélis e Óscar Mealha Ressonância. Sérgio Rebelo e Miguel Almeida A legibilidade de fontes tipográficas nos dispositivos de visualização Optical See-Through. Mário Vairinhos, Luís Nuno Dias e Silvino Martins Almeida Focus on Legibility: A systematic literature review of empirical studies. Pedro Amado Noções básicas de tipografia para crianças. Sara Antunes |
16:30 | Sala de CB DAO | Intervalo para café |
17:00 | Auditório DAO | Sessão H: Keynote |
18:30 | Auditório DAO | Encerramento do Encontro |
Oradores convidados
Esta edição conta com a participação de oradores convidados nacionais e internacionais
Ricardo Santos
Ricardo Santos é um type designer português. Estudou na António Arroio, tem licenciatura em Design Visual pelo IADE (Lisboa) e mestrado em tipografia avançada pela EINA (Barcelona). Começou a desenhar tipos de letra em 1997 mas só começou a comercializar o seu trabalho em 2004 através da sua fundidora digital Vanarchiv. Em 2005 publicou a família tipográfica Lisboa através da Fountain. Nos últimos anos associou-se a outros projectos e designers, Tiponautas e aos Tipos das Letras. É docente na ESAD.CR (Caldas da Rainha) onde leciona a unidade curricular de tipografia.
Tim Ahrens & Shoko Mugikura
http://justanotherfoundry.com/
Fundada em 2004, a Just Another Foundry é operada pelo Tim Ahrens e Shoko Mugikura - um designer de tipos de letra e uma tipógrafa, respetivamente.
Tim Ahrens é formado em arquitetura pela Universidade de Karlsruhe (Alemanha), e detém um mestrado em Typeface Design pela Universidade de Reading (Reino Unido). Os seus tipos desenhados incluem a Linotype Aroma (2000), JAF Lapture (2004), JAF Facit (2005), JAF Mashine (2005), JAF Zalamander (2006), JAF Herb (2010) e, em colaboração com Shoko Mugikura, JAF Domus Titling (2011), JAF Bernini Sans (2012) e JAF Johannes (2014). Ele também é conhecido pelos seus projetos de programação, tais como as Font Remix Tools e pela pesquisa e escrita sobre assuntos relacionados tipografia e type design. Ele palestra regularmente em várias conferências de tipografia e de web design. Tim é também um especialista em Webfonts e tem trabalhado como consultor para Typekit desde 2010. Colabora com um número de designers de tipos e distribuidoras, incluindo a FontFont, a Type Together e Gerard Unger.
Shoko Mugikura estudou Design de Comunicação Visual no Japão, o seu país natal, na Musashino Art University, em Tóquio. De seguida, obteve um mestrado (MA) em Design do Livro na Universidade de Reading (Reino Unido). A par dos seus estudos na Inglaterra, trabalhou no Boag Associates e esteve envolvida em projetos de design de informação, tais como redesenhar faturas para grandes empresas de telecomunicações e provedores de serviços públicos. De 2007 a 2011, Shoko trabalhou na Polimekanos, onde foi responsável pelos projetos de design editorial. Em 2011 juntou-se à Just Another Foundry, e colaborou com Tim Ahrens na criação de JAF Domus Titling (2011), JAF Bernini Sans (2012) e JAF Johannes (2014). Ela tem sido convidada para falar sobre tipografia multi-script em conferências internacionais como a ICHLL5 (Oxford University), ATypI 2010 em Dublin, Typotag 2011 em Munique e TYPO Berlin 2012. E, mais recentemente, sobre tipografia europeia na TypeTalks em Tóquio em 2015.
Javier Errea
http://www.erreacomunicacion.com
Javier Errea, jornalista, é o fundador e diretor do estúdio Errea Comunicación, que tem o seu escritório em Pamplona, Espanha. É o presidente do Capítulo Espanhol da Society for News Design, diretor da SND para a Europa Mediterrânea e coordenador dos Premios y Cumbre Mundial Malofiej de Infografía. Professor Associado de Edição e Projetos da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra. Ele projetou ou redesenhou uma centena de jornais e revistas, em formato digital ou impresso, por todo o mundo. Alguns de seus projetos ganharam prémios de melhore design editorial do mundo: El Economista (España), Expresso (Portugal), Eleftheros Tipos (Grécia), i (Portugal) o Dagens Nyheter (Suécia). Recentemente, em suporte impresso, redesenhou o Libération e Les Echos (França), The Independent (Reino Unido), La Nación (Argentina), El Universal (México), Malayala Manorama (Índia) o Aamulehti (Finlândia). Em suporte digital, acaba de redesenhar El Universal (México), Barometern e o grupo Gota Media (Suécia). Atualmente, está a redesenhar pa suporte impresso e digital o The Scotsman, na Escócia, e o Diário de Notícias, de Portugal.
Ann Bessemans
http://www.pxl-mad.be/content/readsearch
Ann tem um mestrado (MA) em Design Gráfico. O seu projeto tipográfico de final de curso foi premiado. Em outubro de 2012, defendeu o seu Doutoramento (Type Design for Children with Low Vision), sob a orientação do Prof. Dr. Gerard Unger e Prof. Dr. Bert Willems. Foram-lhe atribuídas, durante o doutoramento, duas bolsas de estudo pela Microsoft. Ela trabalha como investigadora pós-doc no PXL-MAD (Media Arts & Design), e ensina Design Gráfico, Tipografia e Desenho de Tipos de Letra. Recentemente, obteve financiamento da Microsoft Advanced Reading Technologies USA para realizar um projeto em prosódia visual. No momento, Ann é uma dos cinco nomeados para o prémio “New Scientist Wetenschapstalent 2015”, que reconhece os investigadores em início de carreira nas ciências. Recentemente Ann criou um Instituto de Investigação chamado READSEARCH (PXL-MAD). Ela também é uma designer (tipo)gráfica premiada. Em 2014 desenhou um selo para a empresa postal belga que continha 606 palavras, um Guinness World Record. Os seus interesses de investigação / design são: tipografia, design de tipos, legibilidade, leitura, design gráfico, design de livros e sistemas modulares.
Programa Social
O Programa Social conta com o lançamento de um livro português, a abertura de uma exposição de especímenes e de revistas históricas na Galeria da Livraria e de uma exposição de trabalhos e posters na Galeria da Biblioteca da Universidade.
Mais tarde, estamos a preparar o jantar da conferência em que convidamos todos a se inscreverem. O preço do jantar (a anunciar) não está incluído na inscrição da conferência.
Mais informações brevemente.
Atividades "Warm-up" Pré-Conferência
A organização preparou um conjunto de atividades prévias à conferência para promover e desenvolver o espírito do evento junto da comunidade.
Workshop de Desenho Ágil de Tipos de Letra
Os participantes vão ser introduzidos ao design de tipos de letra com o Glyphs 2.1, segundo uma metodologia de desenvolvimento ágil e em colaboração em equipa.
Rui Abreu & Pedro Amado
Sábado, 26 de Setembro de 2015Workshop Foto Busca Fonte
Os participantes vão ser aprender a utilizar fotografia como técnica de pesquisa tipográfica, numa exploração da cidade de Aveiro.
João Leal
Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015Workshop “Font Jockey” para Web Design
Quem será o melhor “Font Jockey” do mundo? Aprende a rapidamente manipular e experimentar vários tipos de fontes em Web Design!
Fábio Maricato, Daniel Rodrigues, Alexandre Neves & Carlos Santos
Quarta-feira, 04 de Novembro de 2015Workshop de Tipografia Tradicional
Dar a conhecer a técnica de composição e impressão tradicional em contexto de oficina, através da criação de duas páginas de um livro.
Joana Monteiro (Clube dos Tipos) & Rui Damasceno (Tipografia Damasceno)
Sábado, 21 de Novembro de 2015
Workshops Associados Pré-Conferência
Os parceiros e amigos do 6.º Encontro de Tipografia estão a organizar atividades em torno da prática e da reflexão tipográfica associando-as ao evento para promover e desenvolver o espírito do evento junto da comunidade.
Workshop RUHA Letter Stencil
A RUHA foi desenvolvida como uma ferramenta de ensino da forma da letra, materializando-se num produto. A RUHA possui a rigidez racional do Roman du Roi, mas é também um utensílio flexível por permitir uma construção, peça-a-peça, de uma variedade de estilos tipográficos.
Rúben Dias, Ricardo Santos &Aprígio Morgado
Sábado, 28 de Novembro de 2015
Inscrições
De momento, as inscrições estão encerradas. Caso pretendam inscrever-se contactem a organização através do email da conferência: atypiportugal@gmail.com.
Assistência à Conferência (preços 2.ª Fase) | Preço |
---|---|
Estudantes 1º e 2º Ciclo (a) e membros ATypI (b) | 30 € |
Estudantes do 3.º Ciclo (a); Docentes | 90 € |
Público geral; Profissionais | 120 € |
Participação na Conferência com Artigo ou Poster (c) (preços 2.ª Fase) | Preço |
---|---|
Estudantes 1º e 2º Ciclo (a) e membros ATypI (b) | 35 € |
Estudantes do 3.º Ciclo (a); Docentes; Profissionais | 110 € |
(a) (b) Os estudantes ou membros da ATypI devem enviar uma cópia do respetivo comprovativo de inscrição ativa por email para o secretariado da conferência juntamente com o o comprovativo do pagamento da inscrição.
(c) Mediante a notificação de aceitação para apresentação/participação na conferência pela comissão técnica e científica.
No final da conferência será emitido um certificado digital de presença, ou de participação para os participantes registados.
Inscrição com dois ou mais artigos ou posters
Os participantes com mais do que uma submissão aceite (artigo ou poster) devem pagar apenas 50% do valor da segunda inscrição.
Submissões de dois, ou mais autores
O autor principal do artigo ou poster deve pagar a inscrição total correspondente à participação na conferência. Os autores secundários devem pagar apenas a inscrição correspondente à assistência. Só serão emitidos certificados para os autores que se registarem.
Dados para o pagamento
Empresa | Universidade de Aveiro |
NIF | 501461108 |
Número de conta |
0836002048930 |
Nome do banco |
Caixa Geral de Depósitos |
Morada | Campus Universitário de Santiago 3810-193 Aveiro Portugal |
NIB | 0035 0836 00002048930 05 |
IBAN | PT50 0035 0836 00002048930 05 |
BIC SWIFT | CGDIPTPL |
Após preencher o formulário de inscrição online, envie o comprovativo de pagamento da respetiva taxa para o email da conferência: atypiportugal@gmail.com; com conhecimento para claudia.santos@ua.pt
Por favor inclua o número de submissão e o nome de autor nos detalhes da transferência. P. ex.: 6ET Poster 53 Maria Silva
Locais & Contactos
A conferência irá decorrer no Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), na Universidade de Aveiro. Os workshops e programas de pré-conferência serão anunciados oportunamente. Para mais informações contacte o secretariado através do email atypiportugal@gmail.com
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Telefone geral: 234 370 389
Como chegar
Viajar para Portugal é muito fácil. Existem várias operadoras low-cost sendo que, as mais mais comuns, a Ryanair e a Easyjet, voam para os aeroportos de Porto e Lisboa.
A partir do Porto, a forma mais fácil de chegar a Aveiro é viajar de comboio. Pode-se apanhar um táxi (aprox. 20 € / 15 mins), ou o metro (aprox. 1,80€ / 35 mins) para a estação de Campanhã. E daí, viajar no Alfa-Pendular (aprox. €14,20 / 30 mins), Intercidades, ou Urbano (aprox. 3,40€ / 50 mins) para Aveiro.
A partir de Lisboa, a forma mais fácil de chegar a Aveiro também é de comboio. O metro até à estação do Oriente (aprox. 1,40€ / 10 mins) permite apanhar um Alfa-Pendular (aprox. €26,30 / 2hrs), ou Intercidades (aprox. 20, 20€ / 2h20 mins) para Aveiro.
Combóios: http://www.cp.pt/
Metro do Porto: http://www.metrodoporto.pt/
Metro de Lisboa: http://www.metrolisboa.pt/
Chegando à estação de Aveiro, é possível ir a pé (aprox. 25 mins), de autorcarro, linha 4 (aprox. 1,20 € / 15 mins), ou de táxi (aprox. 5€ / 5 mins)
Autocarros (MoveAveiro): http://www.moveaveiro.pt
Onde ficar
A cidade de Aveiro tem uma oferta variada de Hoteis, Hostels, Guest Houses e Pousadas. Apresentamos uma lista de locais recomendados. Se optarem por alguma destas sugestões, indiquem o nome da conferência no ato da reserva para usufruirem de um desconto no preço do alojamento.
Hotel Afonso V
Rua Dr. Manuel das Neves, 65 | 3810-101 Aveiro - Portugal
Tel: +351 234 425 191 | Fax: +351 234 381 111
info@hotelafonsov.pt | www.hotelafonsov.pt
Desde 43,00 € a 60,00 € / noite
Pequeno-almoço incluído
Hotel Imperial
Rua Dr. Nascimento Leitão
3810-108 Aveiro - Portugal
Telefone Geral : 234 380 150
Fax Reservas : 234 380 159
reservas@hotelimperial.pt | www.hotelimperial.pt
Desde € 39.50 a € 55.00 / noite
Pequeno-almoço incluído | Wifi disponível em todas as áreas
Hotel José Estevão
Telf: 234 383964 | Fax: 234 382570
Rua José Estêvão, nº 23 3800-202 Aveiro
www.joseestevao.com | info@joseestevao.com
Desde 35€ a 45€ / noite
Pequeno-almoço incluído | Wifi disponível
Hotel As Américas
Tel.: +351 234 346 010 | Fax: +351 234 346 019
Rua Eng. Von Hafe, Nº 20 - Aveiro / 3800-176 Aveiro
www.hotelasamericas.com | info@hotelasamericas.com
Desde 65€ a 118€
Cama extra:24€
Pequeno-almoço incluído | Wifi disponível em todas as áreas
MELIÁ RIA HOTEL & SPA
Cais da Fonte Nova, Lote 5
3810-200 Aveiro, Portugal
T: +351 234 401000 F: +351 234 401009
melia.ria@meliaportugal.com
Desde €76,00 a €86,00/noite
Pequeno-almoço incluído |
Wifi disponível
Mencionar a conferência no ato da reserva para usufruir de descontos adicionais
Pousada da Juventude de Aveiro
Rua das Pombas, Edifício do IPDJ 3810-150 Aveiro Portugal
T. 351 234 482 233 | 351 217 232 101
aveiro@movijovem.pt | website
Desde 12,00€ (multiple) a 28,00€ (private with WC)
Estas é o alojamento mais acessível e mais próximo da Universidade.
Também está disponível uma seleção de Hostels e Guest Houses a preços muito acessíveis, tal como
http://www.aveirorossiohostel.com/
Sobre a Conferência
Datas Importantes
1 Junho – 1 de Setembro: Extensão de prazo até 20 de Setembro
Submissão de propostas de comunicações, posters, workshops ou painéis de discussão
30 de Setembro 15 de Outubro:
Notificações de aceitação
20 de Outubro:
Data limite da inscrição (1ª Fase)
20 de Novembro:
Data limite da inscrição (2ª Fase)
2 e 3 de Dezembro:
Workshops pré-conferência
4 e 5 de Dezembro:
6.º Encontro de Tipografia, Universidade de Aveiro
Comissões
Comissão Executiva
Pedro Amado (UA / DigiMedia / ATypI)
Vítor Quelhas (IPP / ID+ / ATypI)
Jorge Brandão Pereira (IPCA / ID+ / LIPP)
Comissão Consultiva
Rúben Dias (ESAD.CR)
Pedro Amado (UA/ DigiMedia / ATypI)
Vítor Quelhas (IPP / ID+ / ATypI)
Daniel Raposo (IPCB)
Catarina Silva (IPCA)
Comissão de Acolhimento
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Pedro Amado (UA / DigiMedia / ATypI)
Vítor Quelhas (IPP / ID+ / ATypI)
Jorge Brandão Pereira (IPCA / ID+ / LIPP)
Ana Veloso (UA / DigiMedia)
Nuno Dias (UA / ID+)
Olinda Martins (UA / ID+)
Ivo Fonseca (UA / ID+)
Liliana Costa (UA / DigiMedia)
Hélder Caixinha (UA / DigiMedia)
Comissão Técnica e Científica
Álvaro Sousa (UA) |
Ana Catarina Silva (IPCA) |
Ana Veloso (UA) |
Andreu Balius (Type Republic) |
Antero Ferreira (UP) |
Artur Rebelo (UC) |
Catarina Mendes (IPCA) |
Catarina Lélis (UWL) |
Catherine Dixon (UAL) |
Daniel Raposo (IPCB) |
Eduardo Manso (EMType) |
Francisco Providência (UA) |
Gerry Leonidas (UReading) |
Helena Barbosa (UA) |
Hugo d’Alte |
Joana Correia (ESAD) |
Joana Lessa (UAlg) |
João Lemos (ESAD) |
João Neves (IPCB/ESART) |
Jorge Pereira (IPCA) |
Jorge dos Reis (UL) |
José Silva (IPCB/ESART) |
Luís Moreira (IPT) |
Margarida Azevedo (ESAD) |
Marina Chaccur (ATypI) |
Mário Moura (UP) |
Mário Vairinhos (UA) |
Miguel Carvalhais (UP) |
Nuno Dias (UA) |
Olinda Martins (UA) |
Paulo T. Silva (IADE) |
Pedro Amado (UA) |
Pedro Beça (UA) |
Priscila Farias (USP) |
Rafael Dietzsch (UB) |
Ricardo Santos (ESAD.CR) |
Rúben Dias (ESAD.CR) |
Rui Abreu (R-Typography) |
Rui Costa (UA) |
Rui Mendonça (UP) |
Rui Raposo (UA) |
Teresa Cabral (FA-UL) |
Teresa Franqueira (UA) |
Vítor Quelhas (IPP) |
Edições anteriores
O 6ET é um evento que se realiza anualmente de forma itinerante em instituições nacionais. As edições anteriores têm permitido criar uma rede nacional e internacional de contactos e parcerias. As edições passadas contaram com a presença de convidados internacionais como Petr van Blokland, Steven McCarthy, Dino dos Santos, Catherine Dixon, Fred Smeijers, Eduardo Manso, Ricardo Rousselot, Gary Munch, Rúben Dias, Bruno Maag, Dave Crossland, Gerry Leonidas e Miguel Sousa.
V Encontro de Tipografia
A 5.ª edição do Encontro de Tipografia, com o tema “Ubíqua”, realizou-se no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, a 28 e 29 de Novembro de 2014. Mais informações: http://web.ipca.pt/5et/
IV Encontro de Tipografia
A 4.ª edição do Encontro de Tipografia, com o tema “Do inscrito ao escrito”, foi organizado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco e realizou-se em Idanha-a-Velha, a 27 e 28 de Setembro de 2013, na Antiga Catedral de Idanha-a-Velha. Mais informações: http://et.ipcb.pt/
III Encontro de Tipografia
A 3.ª edição do Encontro de Tipografia, com o tema “Convergências”, realizou-se no Porto, a 5 e 6 de Outubro de 2012, no Auditório Almeida Garrett. Mais informações: http://www.esmae-ipp.pt/3et/index2_pt.php
II Encontro de Tipografia
A 2.ª edição do Encontro de Tipografia, com o tema “Contextos de Investigação e de Aplicação”, realizou-se na Universidade de Aveiro, a 30 de Setembro de 2011. Mais informações: http://entipografia.web.ua.pt/
I Encontro de Tipografia
A primeira edição do Encontro de Tipografia, com o tema “O ensino da tipografia em Portugal”, realizou-se em 27 de Maio de 2010 na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.
Publicações
Livro de Resumos
Os resumos dos trabalhos submetidos e aceites para comunicação na conferência foram publicados online, num livro de resumos com ISBN. A sua disponibilização foi feita na data da conferência e encontra-se disponível para download aqui: 6ET-Livro-Resumos.
Como citar o livro de Resumos: Amado, P.; Quelhas, V.; Pereira, J. (Eds.). (2015). 6.º Encontro de Tipografia: Livro de Resumos. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-463-5. Disponível online em: http://6et.web.ua.pt/
Livro de Atas
Os artigos e os posters submetidos para comunicação na conferência, e posteriormente revistos, foram publicados online, num livro de atas com ISBN, e encontra-se disponível para download aqui: 6ET-Livro-Atas.
Como citar o livro de Atas: Amado, P.; Quelhas, V.; Pereira, J. B. (Eds.). (2016). 6.o Encontro de Tipografia: Livro de Atas. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-508-3. Disponível online em: http://6et.web.ua.pt/#pub
Chamada de trabalhos
O 6.º Encontro de Tipografia, subordinado ao tema “Perceção”, apela à submissão de contribuições originais, nos diferentes contextos de aplicação tipográfica.
Procura-se comunicações e posters no âmbito das áreas temáticas em que a tipografia ou o design tipográfico desempenham um papel relevante. Essas áreas atravessam a teoria e prática, os media impressos e digitais, os contextos estáticos, dinâmicos e interativos.
A submissão de artigos e posters deve ser efetuada através do sistema de submissão online EasyChair. Os trabalhos submetidos serão apreciados pela Comissão Técnica e Científica num sistema de double blind peer-review. A submissão de workshops, ou painéis de discussão deve ser feita por email e será considerada pela organização, mediante as condições existentes.
Os trabalhos aceites para serem apresentados na conferência serão publicados num livro de atas em formato eletrónico online, com ISBN.
As propostas não podem conter elementos que identifiquem os seus autores. O sistema EasyChair irá realizar o registo de cada proposta, que deve obedecer aos seguintes parâmetros:
- Título;
- Resumo até 500 palavras (comunicações), ou entre 250 e 500 palavras (posters);
- Categoria (artigo ou poster);
- Palavras-chave;
- Tópicos (áreas temáticas).
Áreas Temáticas
As áreas de interesse para a chamada de comunicações, posters e workshops para a conferência está organizada (mas não se encontra limitada) às seguintes áreas:
Desenho de tipos de letra
O papel e a influência das tecnologias (analógicas ou digitais, de produção ou distribuição) nos tipos de letra atuais. As formas e os processos de desenho de tipos de letra (análises críticas, ou criações originais).
Design Gráfico e Editorial
Aplicações tipográficas relevantes na problemática da área da Comunicação, do Branding, do Marketing, da Identidade Visual e Corporativa. O impacto na perceção das organizações, eventos ou indivíduos, através criação de projetos com base tipográfico. O papel da tipografia no desenvolvimento e na perceção de diferentes projetos editoriais, como livros, revistas e jornais.
Multimédia e Dispositivos digitais
O papel da tipografia em meios de comunicação e entretenimento como websites em aplicações interativas online e offline, em contextos de mediação tecnológica como os dispositivos móveis, a televisão, cinema, ou os videojogos.
Design de Produto e Ambientes
Aplicações tipográficas relevantes no âmbito da produção, identificação, packaging de produtos. Ou mesmo na aplicação, ou integração arquitetónica e ambiental (como sinalética ou lettering de edifícios, espaços temporários, ou criação da comunicação de museologia, exposições e experiências físicas).
História, Cultura e EducaçÃO
A evolução das tecnologias e o impacto social que estas provocam. As mudanças de perceção sobre esta disciplina e as respetivas disciplinas associadas. E ainda a forma como a educação e o ensino tem desempenhado um papel de mudança e ela própria muda conforme o tempo e o lugar.
Instruções e Modelos
Comunicações
Para as comunicações, os participantes devem enviar um resumo até 500 palavras, conforme o modelo disponibilizado:
- Envio de propostas de comunicações (formato .docx, conforme o modelo);
- Referências formatadas na norma APA.
Posters
Para os posters, os participantes devem enviar uma proposta de poster (total) incluindo um resumo entre 250 e 500 palavras, segundo o modelo disponibilizado. Aceitam-se posters em duas vertentes principais: científicos (decorrentes de uma investigação e que recorram à explicitação do tema, objetivos, estado da arte, metodologia, hipóteses, resultados, bibliografia) e de projetos profissionais ou académicos (finais ou em desenvolvimento):
- Envio de propostas de posters (formato .pdf, conforme o modelo);
- Referências formatadas na norma APA.
Workshops e painéis de discussão
A submissão de propostas de workshops ou painéis de discussão deve ser feita para o endereço de email (atypiportugal@gmail.com), conforme o modelo disponibilizado:
- Envio de propostas de workshops ou painéis de discussão (formato .docx, conforme o modelo).
Idiomas
Os autores podem submeter as suas propostas em Português, Castelhano e Inglês. No caso dos trabalhos em português ou em castelhano, a submissão final para o livro de resumos e para as atas finais terá que ter, pelo menos, o resumo traduzido para inglês.
Apresentação
Os autores cujos trabalhos forem aceites para comunicação durante a conferência terão um máximo de 15 minutos para os apresentar (a duração máxima poderá sofrer alterações, mediante atualizações ao programa e serão comunicadas oportunamente). Antes do 6.º Encontro de Tipografia, será solicitado aos autores o envio do ficheiro de apresentação (powerpoint ou .pdf). Não serão aceites ficheiros nos dias do Encontro.
Publicação de Artigos Finais
As comunicações que forem apresentadas durante a conferência serão publicadas online, na forma de artigo final (full paper), num livro de atas com ISBN.
Os artigos finais (full paper) serão submetidos após a conferência, mediante o contacto da organização. Devem ter entre 2500 a 5000 palavras e seguir o modelo do artigo final.
- Envio do artigo final completo (formato .docx, conforme o modelo);
- Referências formatadas na norma APA.
Plataforma de Submissão
A submissão de artigos e posters deve ser através do sistema de submissão online EasyChair, disponível no URL: https://easychair.org/conferences/?conf=6et